NA ÚLTIMA DÉCADA, A CULTURA PASSOU A SER INSERIDA FORMALMENTE NAS PAUTAS DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A CADEIA PRODUTIVA CULTURAL DEMONSTROU SER UM MERCADO DE PROPORÇÕES GIGANTESCAS, TRANSFORMANDO-SE EM UM SIGNIFICATIVO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

O PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES GERAM NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E DE PROPAGAÇÃO DAS IRREFRAGÁVEIS FONTES DE EXPRESSÃO CULTURAL. ENTRETANTO, O INTERESSE DAS MÍDIAS TEM SUA RAZÃO DE SER: O APELO NO QUE TANGE À CULTURA POPULAR VEM CONQUISTANDO UMA CRESCENTE DEMANDA PARA ESTE SEGMENTO TURÍSTICO.

ISSO DESENCADEIA UMA SÉRIE DE BENEFÍCIOS PARA AS ESFERAS MARGINALIZADAS DA SOCIEDADE, ALÉM DE GARANTIR A INTEGRIDADE DAS CULTURAS DE ORIGEM INDÍGENA E AFRICANA.

CONTUDO, SABE-SE QUE A IMPRENSA CONVENCIONAL, NÃO OFERECE A VISIBILIDADE MERECIDA PARA A DIVULGAÇÃO MAIS ABRANGENTE DAS NOSSAS TRADIÇÕES, MUITAS VEZES A FAZEM A NÍVEL DE QUESTIONAMENTOS INFUNDADOS, CRÍTICAS MAL FUNDAMENTADAS BASEADAS EM CONHECIMENTOS SUPERFICIAIS.

GRUPOS TRADICIONAIS MAIS IMPACTANTES E QUE CONSEGUEM UMA MAIOR PROJEÇÃO, MUITAS VEZES SÃO CONTESTADOS, DEBATIDOS E ATÉ MESMO NEGADOS POR PARTE DE GRUPOS ISOLADOS.

 

AO FAZERMOS UMA ANÁLISE CRÍTICA MAIS APROFUNDADA, OBSERVA-SE COM MUITA TRANSPARÊNCIA O QUANTO A CULTURA É UM FATOR INCONTESTÁVEL DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A CULTURA NO SIGNIFICADO AMPLO DA PALAVRA PRECISA SER INTUÍDA PELOS INDIVÍDUOS. É UM ESTADO DE ALMA.

A CULTURA PROMOVE A CONCEPÇÃO DE ARQUÉTIPOS, VALORES E PADRÕES, E ISSO POSSIBILITA UMA MUNDANÇA INTENSA NAS PESSOAS QUE COMPÕEM AS COMUNIDADES ABANDONADAS À PRÓPRIA SORTE. EMBORA A HETEROGENEIDADE CULTURAL SEJA INTANGÍVEL, AO MESMO TEMPO, ELA É OBLÍQUA.

AS TRADIÇÕES CULTURAIS SÃO ESTRATÉGICAS, VISTO QUE A MESMA ESTIMULA O INCREMENTO DO CAPITAL HUMANO E POTENCIALIZA O ESTÍMULO À CIDADANIA. A CULTURA PERMITE A AMPLIAÇÃO DA PERCEPÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS IMPACTANTES, MINIMIZANDO AS DESIGUALDADES E CONTRIBUÍNDO DIRETAMENTE PARA QUE OCORRAM MUDANÇAS SOCIAIS PROFUNDAS.

A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DEPENDE DE PRÁTICAS INOVADORAS, VISTO QUE A CULTURA É UM FORTE ATRATIVO, DEVIDO À SUA UNIFORMIDADE COM O DIA-A-DIA DAS COMUNIDADES.

CULTURA É UM ESPAÇO PLENO PARA MANIFESTAÇÃO DA CRIATIVIDADE, ATUANDO COMO REFLEXO DAS MUDANÇAS QUE ALMEJAMOS PARA A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.